sexta-feira, 12 de março de 2010

A mudança

Tudo muda, o tempo passa por todos e altera o curso natural das coisas, com o seu manto grisalho. A mudança é evidente e é apenas estúpido negá-lo. Toda a gente muda, é inevitável. Não me venham dizer que ninguém muda, ou que todos ficam na mesma. Bullshit.. Sempre me disseram que as oportunidades somos nós que as criamos, portanto eu quero criar a minha. Estou farto de esperar ao frio, à chuva, ao vento nesta paragem onde passam todos os autocarros menos o da mudança. Tudo permanece igual. É hoje o dia. Será que terei coragem? Sim! Abram alas, não vou esperar por ninguém, vou seguir em frente nesta autoestrada do Destino. Sigo embalado, disposto a mudar por mim mesmo, apesar de não saber exactamente o quê. As minhas asas de papel... corto-as. Assim vou parar de sonhar acordado e as minhas expectativas não serão paradisíacas, serão bem modestas. A minha maldita mania de viver num mundo onde é sempre Outono... rasgo-a, como rasgo estas roupas quentes, o verão está a chegar, e há de ser o fósforo para acender um novo rastilho que me fará explodir de alegria. Será este o dia, o melhor dia. E se de tudo tenho de abdicar em nome da mudança, tu não és excepção.

Nunca signifiquei tanto para ti, como tu para mim, isso sei, ainda que secretamente sempre tenha tentado forçar os acontecimentos para que isso assim fosse. Não tens o direito de me prender ao passado, como uma âncora que não deixa um navio desembarcar do seu cais. És a bagagem que vou ter de deixar para trás, o barco não tem espaço suficiente. Peço desculpas, uma última vez, e reafirmo, esta é a última vez que me atormentas. Está na hora de deixar de pensar em ti, está na hora de fazer a mudança mais importante e difícil de sempre, o barco não tarda em partir, e tu, tu ficas em terra. Esta vai ser a minha aventura, a minha vida, da qual tu não farás parte. Sem ti. Não tenho como, nem quero controlar o futuro, mas o meu instinto diz-me, que este é o dia, o melhor dia que já tive. A saudade é traiçoeira, mas eu sou um mestre manipulador, e não me deixo enganar. Adeus, esta sim é a mudança, a minha mudança, e hei de ser eu mesmo, feliz.

6 comentários:

  1. adorei mais uma vez!
    tipo,num texto desabafas que sentes saudades de alguem,uma miuda talvez,e agora ja queres mudança..pareces-me um pouco quer tudo e nada, querer aventurar-se sem pensar nas consequencias mas que as vezes desce à Terra e lembra-se do verdadeiro eu.
    gostei imenso daquela tua expressao "A saudade é traiçoeira, mas eu sou um mestre manipulador, e não me deixo enganar. Adeus, esta sim é a mudança, a minha mudança, e hei de ser eu mesmo, feliz"

    espero q sejas feliz e q continues a escrever, bjo CF

    ResponderEliminar
  2. Obrigado, significa muito para mim, a sério.

    E gostava de saber quem é a CF, um dia :)

    ResponderEliminar
  3. Concordo que a expressão "A saudade é traiçoeira, mas eu sou um mestre manipulador, e não me deixo enganar. Adeus, esta sim é a mudança, a minha mudança, e hei de ser eu mesmo, feliz" é lindissima, como disse alguém anteriormente.
    Adoro os teus textos e não me deixam indiferente, a sério que não. Leio-os e parece que tudo se transforma, que alcanço uma paz interior por momentos.
    O passado tem de nos deixar de atormentar e isso um dia acontecerá. As saudades são normais, mas também é normal que diminuam com o passar do tempo. Isso nem sempre acontece, eu sei mas...está na altura de seres tu, de seres feliz.
    Escreves maravilhosamente bem, nunca percas isso João, é uma das tuas maiores qualidades.


    Beijinhos enormes, Rita Marques.

    P.S. Eu bem disse que estava com um bloqueio criativo enorme :$

    ResponderEliminar
  4. oh,nao sou ninguem de especial neste mundo
    bjo, e continuaçao de bons textos :)
    CF :P

    ResponderEliminar
  5. "Não tens o direito de me prender ao passado, como uma âncora que não deixa um navio desembarcar do seu cais. És a bagagem que vou ter de deixar para trás, o barco não tem espaço suficiente."

    está perfeito. continua, primo.
    beijinho

    ResponderEliminar
  6. "A saudade é traiçoeira, mas eu sou um mestre manipulador, e não me deixo enganar. Adeus, esta sim é a mudança, a minha mudança, e hei de ser eu mesmo, feliz." :)

    parabéns, adoro os teus textos.

    ResponderEliminar