domingo, 28 de março de 2010

O começo

Um começo. Começar de novo tem muitas implicações, mas a principal é saber lidar com a mudança. Será que serei capaz de começar de novo? Quem sabe, talvez eu arranje forças novas, faça batota e este começo tenha umas pequenas raízes no passado, que me vão dando água e minerais suficientes para eu não me esquecer. O dilema é grande, mas tenho de colher o que semeei. O meu barco já partiu à tanto tempo, e porque raio é que eu ainda continuo a ver-te quando miro o horizonte, quando olho para alguém, ou quando fecho os olhos e adormeço por alguns instantes. Permanecerei aqui, nesta viagem sem destino. Já não me sinto confortável, perdi o meu porto de abrigo, sinto-me como um jovem marinheiro que vê a mãe chorar porque sabe que nunca mais o vai ver. Mas foi um sacrifício necessário, e agora zarpo a todo o vapor por todo o mundo, até finalmente ver as borboletas do Japão, os leões africanos, os cangurus australianos e os búfalos americanos. Pela primeira vez na vida, isto é algo que posso controlar. O barco só para quando eu quiser, quando o meu coração mandar. Até lá, vou rabiscando este caderno de papel amarelado, escrevendo pequenas letras umas atrás das outras, limpando a minha memória de ti. Foste a droga mais viciante, mas a minha força de vontade é mais forte do que tu, isso te garanto. Mantém-te longe, eu prometo censurar os meus sentidos, e queimar a minha memória quando fizer uma fogueira para me aquecer nas noites mais frias. Assim, a pouco e pouco, vou-me libertando, abrindo e espero acima de tudo que no final desta viagem sem fim eu consiga pensar e dizer que comecei de novo.

Quando começar de novo quero o mundo, quero a Lua, quero o Sol, quero toda a gente e não quero ninguém. Quando começar de novo quero alguém para não puderes voltar. Nem sei bem o que quero, quando começar de novo. Mas tenho a certeza de uma coisa, não te quero a ti.

5 comentários:

  1. Mais uma vez, o teu texto está lindo :)

    Adorei esta frase: "Foste a droga mais viciante, mas a minha força de vontade é mais forte do que tu, isso te garanto."
    E acho muito bem que sejas mais forte.

    Não pares de escrever, apesar que aquilo que escreves seja uma maneira de te libertares mais de te sentires melhor contigo mesmo, mas os teus textos fazem tambem que a pessoa que está a ler se sinta bem, confortável, e consegue entrar no teu mundo baseando-se no teu texto, alguns dos teus textos conseguem-me por um simples sorriso na cara mas outros emocionam-me, e aposto que não sou a única.

    Continua!

    Um grande Beijo,
    Tatiana Revez

    ResponderEliminar
  2. Descobri este Blog por acaso e garanto-te uma coisa,ganhaste um crítico que vai passar aqui sempre há espera de um novo texto.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  3. adorei joão.

    "Quando começar de novo quero o mundo, quero a Lua, quero o Sol, quero toda a gente e não quero ninguém. Quando começar de novo quero alguém para não puderes voltar. Nem sei bem o que quero, quando começar de novo. Mas tenho a certeza de uma coisa, não te quero a ti. "

    Está lindo. peço-te que nunca pares! :)
    beijinho.

    ResponderEliminar
  4. foi por acaso que aqui parei, mas o meu regresso está marcado.
    fabuloso texto.
    Força!
    Abraço!

    ResponderEliminar
  5. já não sei como dei por mim nestas páginas, mas o meu regresso está confirmado. Grande texto!
    Abraço

    ResponderEliminar